ORIGEM DOS PADRÕES DE BELEZA, POR QUE NÃO VAI NOS DEIXAR & O QUE O FEMINISMO TEM COM ISSO

by - março 05, 2019






  Oi gente! Hoje nos vamos conversar sobre PADRÕES DE BELEZA, fui inspirada pleo vídeo da Gabbie Fadel (Historia sobre os padrões de beleza) então eu fiz um compilado e resolvi falar também como o feminismo pode ajudar na nossa desconstrução e nos buscarmos a beleza dentro de nos mesmas <3 

Buscar beleza nas coisas, é uma coisa que o cérebro humano é programado pra fazer, ou seja, influência na felicidade do ser humano, a beleza modifica o cérebro.

Enxergar a beleza ajuda na sobrevivência, nos auxilia à entender padrões e compreender o mundo ao redor, procuramos beleza nas coisas para nossa condição humana.



O cérebro é programado para encontrar beleza através de:
- Simetria




- Proporção áurea

- Fibonacci

Os povos civilizados utilizavam a partir de suas determinadas culturas esses meios para classificar ‘’beleza’’

 Mas, beleza é muito mais do que apenas matemática.


Vamos definir por:

PADRÃO DE BELEZA>>> ORGANIZAÇÃO EM GRUPOS>>>>PRIORIDADES
PRIORIDADES>>>> DINHEIRO>>>> STATUS


PRÉ-HISTÓRIA:

Os homens das cavernas tinham armas pontudas e simétricas
E nenhuma explicação cientifica foi mais coerente para o porquê das armas serem simétricas – afinal eram seres primitivos até então – ao não ser a beleza ‘’Por que ficava mais bonito daquela forma ‘’



ANTIGUIDADE:


Sobrevivência: mulheres bonitas eram as mais gordas
Fertilidade, como esses povos sem acesso a comida, as mulheres gordas eram veneradas pois elas tinham esse diferencial, o que era status, e no caso, riqueza, pois pra ela existia comida.



GREGOS:

Na Grécia antiga, as mulheres loiras eram o símbolo de fertilidade, então as mulheres gregas faziam diferentes tipos de ‘’químicas’’ para ficarem loiras, misturas bizarras para ficarem loiras. 


IDADE MÉDIA:

Na idade média, loiras e ruivas eram a tentação ao demônio (como sempre, mulheres sempre culpadas pelas cagadas dos homens) O cabelo loiro era vulgar, então as mulheres pintavam o cabelo de escuro. Não é permitido joias e maquiagem, apenas se você era muito rica e perto da Igreja Católica.


RENASCIMENTO:

Artistas e pensadores, foram definindo novas belezas para o mundo <3 Padrões de beleza ‘’mais bem definidos’’ e os seios femininos: eram bem vistos, amamentação, era natural.
MAS PASMEM:
TORNOZELOS E OMBROS: ERA PUTA! 



REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:

Ser gordo, era status, significava dinheiro. Pois se você era magro demais, significava que você trabalha muitas horas e carregava peso ou trabalhava com coisas toxicas.

PS: sabia que veio daí a doença do álcool? Os empresários da época davam bebidas aos funcionários para que não percebessem que trabalhavam demais, e daí surgiu a dependência química.


SÉCULO XX: 
Começo das conquistas de independência feminina, renda própria, Coco Chanel: roupas masculinas transferidas para o guarda roupa feminino, sem saias rodadas ou cinturas marcadas, os cabelos mais curtos viraram moda. Entrada no mercado de trabalho.  - início da primeira guerra -



PAÍSES E CONTINENTES: 

ÁSIA: Ser completamente branco, não bronzeado é status: pois significa que não trabalha em campos de algodão, não é à toa que os melhores protetores solares do mundo são asiáticos.Isso é devido à 
herança sociedade agrícola asiática, por que quem trabalhava em lavouras era mais bronzeado, ainda tem coisas na Ásia relacionado a isso, como nas próprias bicicletas tem luvas, para não pegar sol nas mãos enquanto pedala. 



BRASIL COLÔNIA:

Ser branco também era status no Brasil colônia, nessa época não ser bronzeado era status também o que era até bem idiota pois somos um pais tropical
MAS CLARO que isso tinha ligação do fato dos colonizadores serem racistas, das heranças escravocratas no brasil, do fato da mulher negra ser sexualizada como um objeto e obviamente com demonstração de poder
( Não irei me aprofundar, pois não e meu lugar de fala )




AFRICA:
Mauritânia: ser gorda é status até hoje, representa poder e riqueza, símbolo de fertilidade, as meninas começam a serem engordadas cedo.
No Oriente Médio rinoplastia: coisa de rico, o países que mais faz rinoplastia no mundo. 



MUNDO CONTEMPORÂNEO:
No ocidente: ser magra, fazer plásticas e ser bronzeado é status hoje em dia



POR QUE OS PADRÕES DE BELEZA NUNCA VÃO NOS DEIXAR?
Os padrões de beleza nascerem de diferentes formas, cada um ligado a uma cultura diferente, é natural de uma vivencia em sociedade, isso obviamente influencia na aparência dos indivíduos, é por esse motivo que eles serão sempre lembrados e coexistem com a gente.


E O QUE ISSO TEM A VER COM O FEMINISMO?
O feminismo ajuda a desmitificar todo o lado ruim desses padrões, que ser gorda é feio, que ser magra é feio e etc. e quanto mais avançamos mais fica claro que tudo bem você ter um biótipo diferente da sua colega de trabalho e que todos os corpos são lindos.
Além de claro, fazer com que a sociedade perceba que é problemático impor as mulheres padrão peito, bunda, siliconada e etc. e que ao mesmo tempo você pode sim ser adepta a procedimentos estéticos desde que seja DA SUA PARTE e não por pressão.
Sua imagem, é aquela que você define, sua beleza é você quem constrói, isso parte de você
Pois todos os corpos são lindos, e precisamos desconstruir e aprender a trabalhar em sociedade com o nosso padrão de beleza: aquele que nos mesmos criamos com o coração.



 














Espero que tenham gostado, um beijo e um queijo <3

Nicolly Rochavetz.











You May Also Like

0 comentários

Comente aqui o que achou do post!

Postagens mais visitadas